blog_beneficiostrigoO trigo (Triticum spp.) é uma gramínea cultivada em todo o mundo sendo a segunda maior cultura de cereais, a seguir o milho; a terceira é o arroz. O grão de trigo é um alimento básico usado para fazer farinha e, com esta, o pão, a pizza, na alimentação dos animais domésticos e como ingrediente na produção de cerveja.

Os benefícios do trigo são diversos, pois, possui grande quantidades de nutrientes essenciais para a saúde geral do corpo. Ele é altamente controverso, pois contém uma proteína chamada glúten, que pode desencadear uma resposta alérgica e prejudicial em indivíduos predispostos. No entanto, para as pessoas que toleram, o trigo de grão pode ser uma fonte rica de vários antioxidantes, vitaminas, minerais e fibras. O trigo é composto principalmente de carboidrato, mas também tem uma quantidade moderada de proteína.

A estrutura do grão do trigo é dividida em três partes: farelo, endosperma e gérmen. O farelo é a parte mais externa do grão. É rico em fibras, vitaminas do complexo B e magnésio e zinco. No endosperma encontra-se as grandes quantidades de carboidratos, que são a maior fonte de energia para o corpo. Já o gérmen conta com uma importante ação antioxidante por meio da vitamina E, que ajuda a combater os radicais livres. Essa parte do trigo ainda apresenta gorduras boas e vitaminas do complexo B.

Farinha de trigo refinado

O grão de trigo ao sofrer a moagem transforma-se em farinha. Nesse processo, o grão é submetida à pressão até tornar-se um pó bem fino, são retiradas as cascas e o gérmen. É recomendável sempre peneirar a farinha refinada armazenada, pois absorve umidade e acaba formando pelotas, o que tira a homogeneidade da massa, também ao peneirar areja a farinha e retira resíduos.

Farinha de trigo integral

É a mais recomenda pelos nutricionistas, o grão de trigo é todo transformado em farinha pelo processo de trituração dos grãos inteiros. É mais fina e escura e mais perecível que a refinada, portanto apresenta um prazo de validade menor. Tem mais fibras e nutrientes que estão ausentes na farinha refinada, esta farinha não deve ser peneirada.

É um alimento indicado para ser consumido no dia a dia, pois contribui para uma boa digestão e para a manutenção da boa forma, ajuda a espantar a insônia e a ansiedade, aumenta a capacidade de concentração e a disposição física, reduz o risco de doenças coronárias, mantêm a flora intestinal saudável, controla os níveis de colesterol, etc.

Vale recordar também que o trigo auxilia no controle da diabetes, pois os alimentos ricos em fibras e de baixo índice glicêmico ajudam a retardar a absorção da glicose. Valendo a pena incluí-lo em nosso cardápio, uma vez que várias receitas podem ser preparadas com trigo, como saladas, massas, pães, bolos e outros.trigo3

As formas de apresentação do trigo para consumo:

Trigo em grão

É rico em ácido glutâmico, um tipo de aminoácido. É muito utilizado na culinária árabe, como no quibe cru.
Após cozidos podem ser adicionados em saladas, sopas e outros pratos.

Farelo de trigo

É uma fonte 100% natural de fibras alimentares que atuam de forma benéfica em todo sistema gastrointestinal, promovendo saúde por onde passa. É rico em fibras, pode ser adicionado em sucos, vitaminas, iogurtes e saladas de frutas. Recomendam usar 1 colher de sopa por dia.

Germe de trigo, ou gérmen de trigo

É uma parte bem pequena da semente de trigo e o nome é relativo à germinação, pois é dessa parte que uma nova planta surgirá, esta é a parte germinativa da semente. Tem uma lista praticamente interminável de nutrientes, como as proteínas, ferro, sais minerais, vitaminas (vitamina E)…, que garantem benefícios à saúde, também a quem pratica atividades esportivas. Pode ser adicionado a saladas, sopas, vitaminas, sucos, iogurtes e utilizado para enriquecer massas de pães e bolos. Recomendam usar 4 a 5 colheres de sopa por dia.

Farinha de trigo integral

Tem valor calórico semelhante ao da farinha branca e apresenta mais vitaminas, proteínas e fibras. Podem ser preparadas massas, bolos, biscoitos e pães integrais.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2015 Pixel Theme Studio. All rights reserved.